conselho científico

carmelo

Carmelo D’Angelo – Presidente do Toposofia – Istituto di Studi 

Economista pela Universidade “La Sapienza” de Roma, é empreendedor e escritor. Autor de diversos livros, entre os quais “Con le mani in pasta – tra cielo e terra” (Ed. Albatros, 2012). Desde 2013 é o fundador e presidente do Toposofia – Istituto di Studi , cuja sede é em Roma.

Massimo Di Felice – ATOPOS, ECA/USP 

Sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, é pós-doutor pela Universidade Paris V, Sorbonne. Coordenador do Centro de Pesquisa Atopos (ECA/USP), publicou várias obras, entre as quais “Paisagens pós-urbanas” (Annablume, 2009), finalista do Prêmio Jabuti 2010 e traduzida em diversos idiomas.

Silvia Surrenti – Universidade de Firenz, Itália

Socióloga, é professora do Departamento de Medicina Experimental e Clínica da Universitá di Firenze. Pesquisa a saúde digital e a aplicação da Inteligência Artificial na medicina.

claudia

Cláudia Leonor – ATOPOS (ECA/USP)

É professora do Centro Universitário UniSagrado e Doutoranda em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, da Universidade Lusófona do Porto. Possui graduação em História (USP), Mestrado em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Especialização em Comunicação Estratégica de Mercado (Faac/Unesp/2015). Coordenou projetos de pesquisa histórica, comunicação corporativa e formação de professores junto ao Museu da Pessoa, sendo também sócia-fundadora. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) onde desenvolve pesquisa sobre os processos de digitalização da memória em organizações e comunidades.

Eliete Pereira – ATOPOS (ECA/USP)

Graduada em história e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Pesquisadora do ATOPOS (ECA/USP), publicou diversos artigos no âmbito da “comunicação e cultura”, em especial, sobre a participação indígena brasileira nas redes digitais. É autora da obra “Ciborgues indígen@s.br: a presença nativa no ciberespaço” (Annablume, 2012).