Derrick de Kerckhove – Universidade de Toronto
Professor da Universidade de Toronto foi Diretor do Programa McLuhan “Culture and Technology”. Discípulo de Marshall McLuhan é autor de inúmeros ensaios traduzidos em diversas línguas. No Brasil, publicou a obra “A Pele da Cultura” (Annablume, 2009).
Massimo Di Felice – ATOPOS, ECA/USP
Sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, é pós-doutor pela Universidade Paris V, Sorbonne. Coordenador do Centro de Pesquisa Atopos (ECA/USP), publicou várias obras, entre as quais “Paisagens pós-urbanas” (Annablume, 2009), finalista do Prêmio Jabuti 2010 e traduzida em diversos idiomas.
Michel Puech – Sorbonne, Paris
Filósofo francês, Michel Puech é consultor e autor das seguintes obras: “Homo sapiens technologicus – philosophie de la technologie contemporaine, philosophie de la sagesse contemporaine” ( Le Pommier, 2008) e “Développement durable : un avenir à faire soi-même” (Le Pommier, 2010).
Michel Maffesoli – Sorbonne, Paris
Considerado como um dos fundadores da chamada “Sociologia do Cotidiano” e conhecido por suas análises sobre pós-modernidade e imaginário, Michel Maffesoli é professor da Universidade de Paris-Descartes V, Sorbonne. Publicou diversas obras no Brasil, entre as quais: O tempo das tribos (Forense, 1996), No fundo das aparências. (Vozes, 1996); Sobre o nomadismo (Record, 2001).
Edgar Morin – Sorbonne, Paris
Um dos principais pensadores contemporâneo da Teoria da Complexidade, o filósofo francês Edgar Morin é autor de mais de trinta livros, entre os quais publicados no Brasil: Introdução ao pensamento complexo (Sulina, 2005), O método (Sulina, 2011) e Educar para a era planetária (Cortez, 2003).
Stephane Hugon – CeaQ / Eranos, Paris
Doutor em sociologia pela Universidade Paris V, Stephane Hugon é pesquisador do CeaQ – Centro de Estudos sobre o Atual e o Quotidiano no qual coordena o grupo de pesquisa GRETECH – Groupe de Recherche sur la Technologie et le Quotidien. Presidente da consultoria Eranos, é pesquisador das temáticas relacionadas à inovação, design, sustentabilidade e tecnologia digital. Publicou diversas obras, com destaque o livro Circumnavigation (CNRS, 2010) e artigos na revista Sociétés (Paris).
Antonio Cocozza – Universidade Roma Tre
É sociólogo e professor titular da Universidade Roma 3, onde leciona e coordena um Master sobre formação e desenvolvimento de recursos humanos.
Alberto Abruzzese – IULM
É um dos mais notáveis pensadores da comunicação da Itália. É professor da cátedra de Sociologia da Comunicação da Libera Università di Lingue e Comunicazione de Milão (IULM). Publicou diversos livros no país, traduzidos em vários idiomas. No Brasil, publicou “O esplendor da TV: origem e destino da linguagem audiovisual” (Studio Nobel, 2006).
Roberto Maragliano – Universidade Roma Tre
Estudioso da comunicação e da educação, é professor de Tecnologias de ensino e aprendizagem na Universidade Roma Tre. É autor de vários artigos e livros sobre o tema. No Brasil, junto com o professor Mario Pireddu publicou o e-book “História e pedagogia nos media” (Annablume, 2012) baseado no “Social Reading”, um conjunto de possibilidades que enriquece a experiência de leitura de livros eletrônicos.
Mario Pireddu – Universidade Roma Tre
Sociólogo pela Universidade La Sapienza de Roma, é professor da Universidade da Cátedra de Ciências Sociais da Formação da Universidade de Roma Tre, Tem várias obras e artigos publicados. No Brasil, organizou junto com Massimo Di Felice a obra “O pós-humanismo” (Editora Difusão, 2010) e publicou o e-book com o Professor Roberto Maragliano “História e pedagogia nos media” (Annablume, 2012).
Mitsuru Yanaze – CEACOM, ECA/USP
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, é professor titular do departamento de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador do CEACOM (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing) da ECA-USP, coordena programas acadêmicos internacionais. Publicou os mais importantes livros na área da comunicação e marketing como “Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações” (Editora Saraiva, 2011).